Hoje, assistindo ao futebol sagrado de Domingo, vi uma faixa com inscritos de incentivo à inclusão do deficiente no meio social. Aplaudi a idéia, acho que é realmente fundamental pensar na agregação do deficiente nos locais públicos. Já estava na hora de tomar uma iniciativa em favor dos que possuem alguma restrição e têm sua capacidade locomotiva lesada. Quantos deficientes já sofreram, além do que já lhes é peculiar, com a falta de preparo dos meios públicos para atender as suas necessidades; calçadas sem rebaixamento ou sem a guia para os cegos são só alguns exemplos do descaso sofrido pelos deficientes. E já que toquei no assunto eu tomei a liberdade de citar um projeto inclusivo de um engenheiro amigo meu. Trata-se de um novo conceito na construção de passarelas que visam incluir não só o deficiente mas também o pedestre em geral.
![]() |
| Passarela Criativa/Inteligente |
Inicialmente projetada para um trevo de quatro folhas, essa passarela permite o acesso rápido a qualquer parte do cruzamento em questão de minutos viabilizado por um conjunto de escadas rolantes e rampas que uniriam as quatro "folhas" do trevo.
O engenheiro Carlos Abrahão Gebrim foi muito feliz na elaboração deste projeto se tornando um pioneiro na luta pelo direito de ir e vir de todo cidadão, que é assegurado pela Constituição Federal.
Espero, sinceramente, que o Governo Federal e algum Governo Estadual vislumbrem o potencial turístico, econômico e, principalmente, o fator social da construção desse tipo de obra. Se é pra incluir vamos fazer direito! Divulgue esta idéia.
Carlos Abrahão Gebrim
Engenheiro Civil e Rodoviário da Agetop;
Presidente da Agope-Tur/GO (Associação Goiana de Pedestres e Turistas de Goiás)

Nenhum comentário:
Postar um comentário